Sopa de tomate com menta, para o jantar

O desafio que a Ana iniciou está, nesta 11ª edição do "Convidei para Jantar", na casa da Manuela.

Acho esta iniciativa muito interessante e, por isso fiquei apreensiva quando me apercebi que tínhamos de juntar uma foto do restaurante da nossa eleição, já faz tempo que não me dou tempo para uma pausa e ir tirar uma foto a um restaurante que encerre aquilo que considero importante

Depois a anfitriã tranquilizou-me dizendo que poderia escolher uma foto de um restaurante e... ...eu achei que o  que ela tinha escolhido tinha o perfil que tanto necessito no momento, o do um lugar simples, tranquilo, envolvente... ...



fonte: A minha cozinha é a cores

Escolhido o restaurante só me restava olhar para a ementa e escolhi

Sopa de tomate com menta

Ingredientes:

-   1 cebola grande picada
-   1 dente de alho picado/cortado   
-   1 colher de chá de açúcar
-   1 courgete média (descascada e cortada em juliana)
-   1 folha de louro
-   6  tomates maduros grandes, cortados em pedaços (eu uso com as grainhas e a pele porque gosto)
-   6 ovos
-   1 caldo de galinha
-   q.b. azeite
-   q.b. pimenta em grão
-   q.b. sal
-   q.b. água
-   q.b. de pimenta moída
-   folhas de menta para decorar





preparação:
  1. Preparar um refogado ligeiro com o azeite, a cebola,  o alho, o açúcar, a courgete e  a folha de louro;
  2. acrescentar o tomate, a pimenta em grão e uma pitada de sal;
  3. deixar refogar e depois tapar a panela para cozer o tomate em lume brando;
  4. acrescentar água se for necessário;
  5. tirar a folha de louro e retirar do lume para passar com a varinha mágica;
  6. levar a lume forte (acrescentar água se necessário) até ferver;
  7. acrescentar os ovos um a um depois de partidos;
  8. esfarelar o cubo de galinha sobre os ovos;
  9. tapar a panela e deixar ferver 3 ou 4 minutos;
  10. se necessário, rectificar o sal e a pimenta e apagar o lume;
  11. servir com folhas de menta 
       O meu obrigada à minha amiga Fernanda, por ter partilhado esta receita comigo e à minha colega Isabel pelo "bouquet" de menta fresca J J 

10 comentários:

  1. Adoro sopa de tomate e com menta deve ser bem saborosa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Mané, acabei de ler as tuas palavras em torno de uma receita de sopa de tomate e ainda sinto a fragrância fresca da menta acabada de colher, que delicia de participação. Este restaurante de sonho, que serve de bandeira a esta edição do Convidei para Jantar, acabou de enriquecer a sua ementa com uma experiência de degustação inolvidável, em todos os sentidos ; )

    Um beij
    MM

    Beij
    MM

    ResponderEliminar
  3. Eu desta vez não sei se tenho tempo :( Tem sido um stress no trabalho mas adorei a tua participação... um beijo!

    ResponderEliminar
  4. deve ser mesmo mt bom adorei a cor humm bjs

    ResponderEliminar
  5. Uma excelente participação.
    A sopa ficou uma maravilha,gostei muito.
    Bjs e um miminho para o Mel.

    ResponderEliminar
  6. Este mês vai ser complicado participar no Convite, e eu que adoro este desafio.
    Foto de restaurante também não tenho mas acho que não será essencial.
    De qualquer forma comeria bem essa sopa de tomate com a menta fresca sentada num belo restaurante, num dia de sol :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. a ver se consigo este mês participar neste desafio!!!...


    já viste o passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/04/passatempo-santa-gula-e-limited-edition.html

    ResponderEliminar
  8. Uma delícia de sopa para uma participação deliciosamente compartilhada. Aceitam reservas?

    Bjnhos e um final de semana maravilhoso.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Essa sopinha está de se comer com os olhos...
    beijos
    adorei

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...