Pão doce de endro e mostarda

"...as crianças de hoje têm mais informação do que um idoso no passado. Os adultos estão abarrotados de informações, mas dificilmente sabem organizá-las. Saber muito, mas pensar pouco tem pouca utilidade. Muitos têm uma mente com centímetros de profundidade e quilómetros de extensão..."
Augusto Jorge Cury
in Análise da inteligência de Cristo
O Mestre do Amor


Pão doce de endro e mostarda



ingredientes:

  • 200ml de água (utilizei 220ml)
  • 159g de natas ácidas (utilizei 200 ml natas e deixei repousar com algumas gotas de limão)
  • 3 colheres de sopa de mostarda em grão
  • 25g de endro fresco, picado
  • 1 colher de chá de sal
  • 500g de farinha de trigo T65 (utilizei farinha integral)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 1/4 de chá de fermento biológico seco
Preparação

  1. tirar a cuba da máquina, encaixar a pá misturadora e colocar os ingredientes conforme indicações do fabricante. O endro e os grãos de mostarda vão juntamente com os liquidos.
  2. Encaixar a cuba da máquina e escolher o programa normal, para 750g. escolha a cor da c^dea que prefere
  3. quando o programa acabar colocar em cima da rede para arrefecer
O livro "200 receitas de pão" sugere que se saboreie com uma pasta cremosa de salmão fumado mas, francamente, eu achei delicioso de qualquer maneira (não testei com a pasta de salmão!)


Este pão deu origem a outros post

e está no FB aqui

14 comentários:

  1. Olá Mané,
    Agora vou ter que arranjar um vasinho de endro fresco, pois não tenho!
    Esse pão tem cá um aspeto....hum, vou levar uma daquelas fatias do prato!
    Estava a ler a tua receita e a pensar que o leite fermentado com kefir por 48 ou 72 horas fica bem ácido e daria para usar em vez das natas.
    Bom domingo querida.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Até me deu água na boca.. Acho que sim, que deve ficar delicioso com um requeijão com ervas ou com salmão fumado. :D beijinhos

    ResponderEliminar
  3. wuau ele esta super adorei a cor que esta mt bonita e com um doce de tomate aiai super bom bjs bd

    ResponderEliminar
  4. Que pão delicioso este, já tenho saudades de pôr a mão na massa e fazer pão.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Ando viciada na MFP... este fica já está em lista de espera.
    Beijinho e obg por ter partilhado

    ResponderEliminar
  6. Que combinação deliciosa e que pão magnífico que saiu!
    Beijinhos e resto de excelente Domingo,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Tenho esse pão marcado para fazer e ainda não o fiz pois não tenho endro.
    O teu ficou maravilhoso.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Ficou um pão fantástico, o enro e a mostarda certamente conferem um sabor e um aroma excelente.

    ResponderEliminar
  9. Gosto tanto de um pãozinho assim Mané :)
    Feito por nós, com novos sabores. Acho que nunca usei endro em pão, e adoro essa erva. uso-a nuns hamburgers de salmão e fica delicioso.
    Uma fatia torradinha com queijo era uma maravilha agora :)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá, boa tarde!

    Vim fazer-lhe uma visita e gostei muito do que vi. Já sou sua seguidora.
    Aguardo uma visita sua no meu recanto de Receitas de Sedução.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  11. Olá querida Mané:)
    Qualquer lanche ou pequeno almoço meu ficariam bem mais alegres com esse teu pão de endro e mostarda!! Gostei da combinação de sabores e do aspeto com que ficou a massa, adoro pães assim!
    Um grande beijinho para ti:)

    ResponderEliminar
  12. Mané linda,
    O carteiro bateu, mas ninguém respondeu! Ele então , não querendo deixar-me sem a alegria da surpresa deixou a caixa encostada à porta!
    Quando a vi os meus olhos corrweram o remetente...Manuela...Lisboa???
    O Bolo da Tia Rosa...ah! Sim... Mané, mas porquê?
    Intrigada? Sim a a tentar abrir bem depressa... o que será?
    Os dedos não se mexiam depressa que chegasse... "disseste que querias experimentar"...
    Endro!!!
    Cheirei e logo depois provei... conheço algo semehante... o funcho!
    Chegou em perfeitas condições!
    Obrigada minha amiga tão querida!
    Fique feliz, feliz!
    Já sei quem foi tua cúmplice...a linda Inês!
    Este fim de semana vou estrear a minha MFP, espero que me saia bem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Ai que bom aspecto e já é hora de almoço e eu com uma fome que nem te digo. Agora é que percebi o porque da surpresa à Lenita, és um AMOR. beijo

    ResponderEliminar
  14. Olá! Que bom aspecto...ainda não conhecia o seu blog! Onde encontra o endro?
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...